segunda-feira, 29 de outubro de 2018

O RESULTADO DA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE BACABAL, É FORÇA DOS SARNEYS OU ALTA REJEIÇÃO DE CÉSAR BRITO?

    
        Engana-se quem pensa que a eleição suplementar em Bacabal realizada neste domingo (28) para escolher o prefeito e vice que continuarão no mandato do executivo municipal até dezembro de 2020 foi uma disputa entre a família Sarney e governador Flávio Dino. A ex-governadora Roseana Sarney e o ainda senador João Alberto, ambos do PMDB de Michel Temer, sequer participaram da campanha, muito pelo contrário, foram aconselhados a não pisarem no município após o resultado do primeiro turno, e assim fizeram.
      Na verdade, o resultado das urnas que confirmou Edvan Brandão (PSC) na continuação do mandato foi fruto de uma rejeição da população bacabalense ao nome de César Brito (PPS), que não conseguiu se apresentar como um candidato competitivo. Brito, derrotado nas urnas, é conhecido publicamente como esbanjador e reconhecido agiota da Região do Médio Mearim. Nunca se importou de estar rodeado de pessoas sem bons antecedentes.
         De outro modo, Edvan é pacato e um político de bastidor. Com a prefeitura sob seu controle desde julho deste ano por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, soube articular e logo conseguiu o apoio de duas importantes lideranças locais, os ex-prefeitos Zé Alberto e Raimundo Lisboa, este último botou sua esposa, ex-deputada estadual Graciete, como candidata a vice.
        Estrategicamente, Brandão escondeu a família Sarney da campanha, vez que a oligarquia emedebista possui grande rejeição na cidade. A presença de Roseana, João Alberto ou Lobão em Bacabal poderia ser desastrosa nas urnas.
      Por sua vez, o ex-prefeito Zé Vieira – maior líder político da cidade – não participou da campanha, apenas gravou um vídeo em favor de Brito e esteve num único momento para declarar apoio a César. Neste domingo (28), por exemplo, dia da eleição, o ex-prefeito estava com sua filha, a ex-deputada estadual Fátima Vieira, no restaurante Coco Bambu em São Luís.
        O melhor momento de César Brito na campanha foi a presença do governador Flávio Dino em um dos seus atos políticos no centro da cidade no último dia 21. O chefe dos Leões foi convencido e levado à cidade pelo deputado estadual Carlinhos Florêncio (PCdoB), que teve seu filho, Neto, candidato a vice-prefeito.
          Já o pior momento de Edvan Brandão foram os últimos dias, quando a compra de votos por parte dos adversários foi incessante, agregado a pressão da polícia militar, inclusive, com apoio do GTA – Grupo Tático Aéreo, que não deixou os aliados do deputado Roberto Costa se movimentarem na cidade. Ao abrir das urnas se confirmou uma realidade local, e repito, sem nenhuma interferência da política estadual.
Edvan 23.335 votos (51,24%), contra 20.817 votos (45,67%) de César, portanto, diferença de 2.538 votos (4,86%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVEM É EXECUTADO A TIROS EM BACABAL APÓS BEBEDEIRA E DISCUSSÃO

          Na madrugada dessa quinta-feira (01) um jovem identificado como Manoel Josué Araújo Meireles, que residia no povoado Brejinho, Mun...